.mais sobre mim

.posts recentes

. Reflexões Políticas VII

. Reflexões Políticas VI

. Reflexões Políticas V

. Reflexões Políticas IV

. Reflexões Políticas III

. Reflexões Políticas II

. Reflexões Politicas I

. Nomeação

. Opinião: Gestão por polít...

. Opinião: Os Partidos

.Arquivo

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.links

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
17
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
Segunda-feira, 4 de Junho de 2007

Debate: blogs

Iniciei este blog com uma notícia alusiva a um encontro de blogs e bloguers alcobacenses. Entendo agora apresentar alguns tópicos de reflexão sobre esta realidade incontornável nos tempos actuais.
Blogs: entre a comunicação e o monólogo
Comunicar é o principal objectivo dos blogs, uma nova ferramenta de comunicação virtual que permite que qualquer pessoa possa divulgar informações e opiniões e partilha-las com qualquer outra pessoa. Um blog permite que o seu criador tenha um veículo de mídia próprio, que pode conter texto, fotos, áudio e até vídeo.Um blog constitui uma ferramenta de informação e comunicação alternativa aos mídia tradicionais, com capacidade para questionar a actualidade que nos é relatada pelo comunicação social.
Além disso, é uma ferramenta interactiva pois permite comentários e a interação entre os autores dos blogs e os seus leitores, tornando-se assim numa ‘rede social’, uma blogosfera.
 
Blog: um novo poder de comunicação
Se a realidade divulgada pela comunicação social é por vezes omissa, polida para não ferir susceptibilidades e até para suportar pressões, tornando-se por vezes amorfa, nos blogs, os seus autores não sofrem esse tipo de pressões, não estão obrigados a nenhum código deontológico, divulgam aquilo que é seu o entendimento. Os leitores têm acesso a uma informação livre e sem modaças, mas torna-se necessário tomar alguns cuidados e avaliar bem a informação dos blogs. Os blogs não asseguram os princípios do contraditório nem o seu autor reflecte a pluralidade de opiniões.
Contudo os blogs tem vindo a crescer a um ritmo assustador. Segundo dados da Technorati, em Março de 2006 havia mais de 35 milhões de blogs, e a quantidade de blogs tem duplicado em cada 6 meses, sendo interessante referir que a atualização do conteúdo dos blogs ocorre semanalmente em cerca de 10% deles. Ainda segundo dados da Technorati, 1.2 milhões de informações são colocadas nos blogs diariamente, o que dá uma média de quase 50 mil por hora.
 
Blogs: partilha e inter-actividade
Algo que merece ser destacado é que o blog actua como uma ferramenta para partilhar conhecimento. Aquilo que marca a diferença nesta possibilidade de comunicação é que os blogs permitem interacção. Os autores escrevem, os leitores lêem e comentam, os autores e outros leitores respondem aos comentários e, assim comunicação torna-se, ou pode tornar-se numa verdadeira interação.
Contudo no tempo da comunicação imperam os monólogos. Na imprensa escrita, falada ou televisiva, somos meros consumidores. Nos blogs o seu número é tão elevado, mas a grande maioria serve apenas para o seu autor comunicar com o seu computador. Seguramente que os blogs podem ser visitados, mas continua a haver monólogo, pois muitos quase não registam comentários.
A força de influência dos blogs só se começa manifestar quando o conteúdo publicado é interessante e os utilizadores conseguem encontrá-lo no mar de informação da internet.
publicado por Joaquim Marques às 19:46

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De José Alberto Vasco a 7 de Junho de 2007 às 11:10
Olá Quim! Muitos parabés por este teu novo blogue e pela tua cada vez mais intensa actividade na blogosfera! Força!

Comentar post